Shapes of Portugal: a estética de datos como discurso

O prestixioso deseñador de interacción Manuel Lima (que é o editor da excelente Visual Complexity) explica así a filosofía do seu proxecto web Shapes of Portugal (Formas de Portugal):

A informação pública em Portugal é de livre acesso a qualquer cidadão, no entanto está na sua maioria dispersa em longas tabelas estatísticas que dificilmente permitem o reconhecimento de padrões congruentes. Quando analisados pelos media tradicionais, que para uma grande maioria da população é o principal – senão o único – meio de acesso aos dados, estes são utilizados apenas para reforçar determinado argumento que nem sempre corresponde ao mais relevante para o domínio público. Neste sentido, é imperativo que a vasta informação pública seja filtrada e apresentada segundo um conjunto de perguntas e respostas que conduzam ao saber. Compreender a informação e transformá-la em conhecimento é uma inabalável forma de poder. E é este o principal objectivo de Formas de Portugal.”

Gráficos e exploracións dos datos que crean un novo discurso para comprender un país. Un proxecto inspirador na confluencia entre o deseño, as ideas, o discurso, a divulgación.

Be First to Comment

Deixa unha resposta

O teu enderezo electrónico non se publicará